quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Homenagem à Guaraciaba 50 anos


Guaraciaba 50 anos de Emancipação Político-Administrativo, um jubileu que remonta a história vencedora do povo guaraciabense, descendentes de alemães e italianos oriundos do Rio Grande do Sul que aqui se instalaram entre montanhas e campos ondulados que necessitavam ser desbravados para estar no mapa político-administrativo da República Federativa do Brasil.
Agora com certeza vemos que tudo o que foi feito a mais de cinquenta anos rendeu frutos e coloca Guaraciaba como município destaque na produção agrícola e forte como bacia leiteira. Bem por isso que o branco do leite que brota da terra iluminada pelo mais belo raio de sol traz paz e desenvolvimento para as famílias que semeiam e trabalham sobre o solo gentil que seus colonizadores lapidaram com tanto esforço.
Guaraciaba com seus limites fronteiriços ao oeste margeando a vizinha Argentina e  riscado em seu território pala BR-163 faz uma importante ligação entre o estado do Rio Grande do Sul e as demais unidades federativas do país. E também como o próprio hino do município sugere em sua estrofe inicial “Fonte de luz e de vida. Aurora na Capital. Cruza Santa Catarina.”, é o caminho certo entre a nossa capital oceânica e o extremo provinciano da bela Santa Catarina.

Há tanto para falar desta terra que em palavras é pouco. Porém as ações que o povo demonstra com seu semelhante traduz  no quando adoram o lugar onde vivem.  Aqui os filhos  crescem sob o calor dos raios de luz e o olhar cheio de ternura de seus pais.

Com tudo isso a gentil Guaraciaba sempre acolhe seus filhos e os prepara para a vida destemendo as tempestades e também as maldades. Por que sempre após uma grande tempestade os raios de luz tocam o solo e fazem crescer a vida.

Guaraciaba 50 anos de história, parabéns.

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Colapso da Previdência

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) indica que haverá um colapso generalizado da Previdência até o ano de 2050, isto porque a proporção de brasileiros em idade ativa por idosos com mais de 65 anos cairá de dez para três.
Atualmente já são consumidos 53% do orçamento anual do Governo Federal para realizar o pagamento de aposentados em todo o Brasil. Do total do Produto Interno Bruto (PIB) são gastos 12% com aposentadorias.
Ainda não existe consenso para realizar uma reforma previdenciária em um dos países que mais gasta com aposentadorias no mundo, o Brasil vê crescer a proporção de idosos no país sem conseguir avançar em um debate mais profundo sobre o papel da Previdência.
Em matéria publicada no site de notícias da BBC Brasil, é divulgado que entre os pontos de concordância está a aposentadoria de parte do serviço público. Pegamos como exemplo o Legislativo Federal, onde muitos servidores têm direito a um beneficio equivalente ao ultimo salário, de forma integral, isso, mesmo não tendo contribuído ao menos por dez anos.
Quando falamos em aposentadorias no setor privado e na agricultura a conversa é outra. Um dos pontos mais polêmicos do regime previdenciário no Brasil é a aposentaria por tempo de contribuição, que na pratica permite ao trabalhador se aposentar a qualquer idade. A aposentadoria que se dá na área urbana pela idade fica em 60 anos as mulheres e 65 anos para os homens, desde o ano de 2000 a média de quem deixava o mercado de trabalho ficou por volta de 52 anos.
Hoje as duas principais modalidades de aposentadorias no Brasil são a aposentadoria por idade, mencionada anteriormente e a por tempo de contribuição, onde o homem contribui por pelo menos 35 anos e mulheres 30 anos. Conforme o Ministério da Previdência a aposentadoria por tempo de contribuição é irreversível. O trabalhador não precisa sair do emprego para requerer a aposentadoria.
Sempre existe uma preocupação em como será nosso futuro longínquo, pois com o passar dos anos e fatores genéticos existe uma maior propensão para o individuo adquirir doenças. Então, sabendo que poderá ter gastos adicionais com o fator saúde é importante receber uma aposentadoria digna.
Realmente existem muitas distorções, porém nada mais justo o trabalhador se aposentar e poder descansar, viajar, realizar um plano pessoal, penso isto ser uma grande satisfação para aquele se dedicou imensamente durante grande parte de sua vida para atender os anseios pessoais e de terceiros, nesta grande ciranda que é a vida. Não sabemos quem pagará esta conta ou se ainda existira uma previdência social no Brasil.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Vergonha, mensalão pode ser prescrito

Passados quase quatro anos das denúncias contra 40 suspeitos de envolvimento no caso do mensalão, um crime considerado de formação de quadrilha, pode prescrever nesta semana. Conforme o Código Penal Brasileiro para que os participantes do crime não saiam impune os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) terão de aplicar penas aos acusados pelo crime de quadrilha superiores a dois anos. De outra forma, se a pena for menor, os acusados estarão livres desse crime.
Relembrando melhor o triste caso, são acusados de formação de quadrilha, por exemplo o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, apontado pelo Ministério Público como o chefe do grupo, o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e o ex-presidente do PT José Genoino. Além deles, há outros 19 réus que também responderão pelo crime.

A pena por formação de quadrilha varia de um a três anos de “xilindró”. Inicialmente, os ministros precisam julgar haver provas suficientes para confirmar a existência da quadrilha e a participação de cada um dos acusados. Ministros do STF, em caráter reservado, avaliam que será difícil obter provas suficientes contra todos.

Caso confirmem a prática do crime, os ministros estabelecerão qual será a pena aplicada a cada um dos condenados. Os ministros deverão considerar os antecedentes de cada um, a conduta social, as circunstâncias e consequências do crime. Além disso, deverá levar em consideração qual será a sanção necessária para reprovar e prevenir a repetição da prática do crime.
Busquei me inteirar melhor sobre o assunto, e no site (R7.com) descobri que nesse cálculo, parte dos réus pode ser beneficiada com a prescrição. Se encontradas provas da participação de peças consideradas chave do esquema, estas poderão receber penas maiores em razão das posições que ocupavam na época.
Outro ponto importante é a da passagem do tempo e a possibilidade de prescrição preocupam especialmente o ministro Joaquim Barbosa do STF. Essa foi uma das razões para ele ter buscado soluções para evitar possíveis recursos judiciais. E desta forma não permitir que o crime prescreva.
O jogo ainda é duro, não sabemos se o Supremo Tribunal Federal colocara na mesa em tempo hábil o processo para ser julgado. Caso isto não ocorra o povo brasileiro ira ficar sentado de camarote mais uma vez vendo a impunidade escapulir por entre os dedos da justiça. Então poderemos confirmar a tese que no Brasil o político corrupto possui imunidade e o povo trabalhador usa na face muita maquiagem para ser chamado de palhaço.