segunda-feira, 15 de junho de 2009

Rádio Documentário

O rádio-documentário torna possível a utilização de reportagens ampliadas sobre assuntos cotidianos, o desenvolvimento do senso crítico e aguçar o imaginário do ouvinte (FERRARETO, 2001; MCLEISH, 2001). A amplitude do registro jornalístico no documentário radiofônico pode ser reiterada em trabalho apresentado no XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, por Carmem Lúcia José (2003), que classifica a reportagem como gênero mais rico do jornalismo, destacando o potencial de aprofundamento das informações em contraposição ao gênero noticioso. Paul Chantler (1998) ressalta as possibilidades de aprofundamento no rádio-documentário a partir da veiculação de opiniões divergentes. Esta potencialidade é também observada por Carmem Lúcia José. “[...] diferentemente da notícia, [a reportagem] abre espaço para mais de um ponto de vista: as documentações podem ser variadas, diversificadas e múltiplas, podendo incluir e desenvolver os dados que ficaram fora da notícia”. (JOSÉ, 2003, p. 6).

[...] As informações contidas em um documentário vão além do saber imediato do “quê?”, “como?”, “onde?”, “por quê?”, “quando?”, podendo ser aprofundadas através da multiplicidade de fontes, que poderão trazer inúmeras experiências e informações para contextualizar o tema. A elaboração do documentário envolve um trabalho mais rigoroso do que o da apuração e confecção da notícia (YORKE, 1998). Tal produção começa a ser feita na etapa de pesquisa e planejamento, em que são pensados os temas e subtemas a serem abordados no programa, passa por um esboço para definir atividades que serão desenvolvidas pelos integrantes da equipe técnica, é feito um roteiro (script), redação do texto do locutor, gravação das entrevistas, narração e edição do documentário. Ferrareto (2001), teórico do rádio, também destaca a possibilidade de aprofundamento na abordagem dos temas propostos no rádio-documentário.“Baseia-se em uma pesquisa de dados e de arquivos sonoros, reconstituindo ou analisando um fato importante. Inclui ainda, recursos de sonoplastia, envolvendo montagens e a elaboração de um roteiro prévio”. (FERRARETO, 2001, p. 57). [...]

Rádio Documentário: PADRE NOSSO

Este rádio documentário foi produzido na disciplina de Projeto Experimental de Rádio no segundo semestre de 2008, por acadêmicos de jornalismo da Unoesc Campus de São Miguel do Oeste - SC. Os integrantes do "Grupo Galo Véio", Angie Schenkel Lago, Jaqueline Bassetto, Gisele Vizzotto e Clemerson A, Korb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário