O rádio-documentário torna possível a utilização de reportagens ampliadas sobre assuntos cotidianos, o desenvolvimento do senso crítico e aguçar o imaginário do ouvinte (FERRARETO, 2001; MCLEISH, 2001). A amplitude do registro jornalístico no documentário radiofônico pode ser reiterada em trabalho apresentado no XXVI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, por Carmem Lúcia José (2003), que classifica a reportagem como gênero mais rico do jornalismo, destacando o potencial de aprofundamento das informações em contraposição ao gênero noticioso. Paul Chantler (1998) ressalta as possibilidades de aprofundamento no rádio-documentário a partir da veiculação de opiniões divergentes. Esta potencialidade é também observada por Carmem Lúcia José. “[...] diferentemente da notícia, [a reportagem] abre espaço para mais de um ponto de vista: as documentações podem ser variadas, diversificadas e múltiplas, podendo incluir e desenvolver os dados que ficaram fora da notícia”. (JOSÉ, 2003, p. 6).
[...] As informações contidas em um documentário vão além do saber imediato do “quê?”, “como?”, “onde?”, “por quê?”, “quando?”, podendo ser aprofundadas através da multiplicidade de fontes, que poderão trazer inúmeras experiências e informações para contextualizar o tema. A elaboração do documentário envolve um trabalho mais rigoroso do que o da apuração e confecção da notícia (YORKE, 1998). Tal produção começa a ser feita na etapa de pesquisa e planejamento, em que são pensados os temas e subtemas a serem abordados no programa, passa por um esboço para definir atividades que serão desenvolvidas pelos integrantes da equipe técnica, é feito um roteiro (script), redação do texto do locutor, gravação das entrevistas, narração e edição do documentário. Ferrareto (2001), teórico do rádio, também destaca a possibilidade de aprofundamento na abordagem dos temas propostos no rádio-documentário.“Baseia-se em uma pesquisa de dados e de arquivos sonoros, reconstituindo ou analisando um fato importante. Inclui ainda, recursos de sonoplastia, envolvendo montagens e a elaboração de um roteiro prévio”. (FERRARETO, 2001, p. 57). [...]
Rádio Documentário: PADRE NOSSO
…
Este rádio documentário foi produzido na disciplina de Projeto Experimental de Rádio no segundo semestre de 2008, por acadêmicos de jornalismo da Unoesc Campus de São Miguel do Oeste - SC. Os integrantes do "Grupo Galo Véio", Angie Schenkel Lago, Jaqueline Bassetto, Gisele Vizzotto e Clemerson A, Korb.
Nenhum comentário:
Postar um comentário