Após o rebaixamento histórico em que levou os Estados Unidos da America à categoria de mal pagador, mas nas palavras dos especialistas, preferem dizer que os norte americanos foram rebaixados no rating de crédito soberano de longo prazo de AAA para AA+.
Não entendo muito deste tal de rating, mas em pesquisa verifiquei que o termo rating é utilizado para designar a classificação de uma empresa ou país em termos de risco de credito. Uma tabela é usada para isso, são dez faixas que vai da pior “D” até o topo “AAA”.
Dentro deste universo de classificação de risco de credito, analisando que o EUA esta na faixa de AA+, verifiquei que a classificação do Brasil sauí de BB- para BBB, não é piada, nada há ver com Big Brother Brasil, por favor. E se espante quem quiser, com esta classificação o Brasil se considera em melhores condições econômicas que os “States”.
Somando a crise econômica dos EUA, que afeta todo o mundo, inclusive o Brasil. Mais a devassa promovida no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), os escândalos envolvendo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), troca do Ministro da Defesa Nelson Jobim, por fazer declarações polemicas após um longo processo de desgaste, foi demitido e substituído pelo ex-chanceler Celso Amorim. E nem mal tudo isto esfriou, agora é a vez do Ministério do Turismo sofrer com prisões de integrantes da pasta, inclusive do número dois da pasta, o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Frederico Silva da Costa.
O pior que o foco não ficou restrito ao motivo da prisão do secretário-executivo e dos 38 funcionários do Ministério do Turismo, envolvidos em desvio de verbas. O Governo cobra satisfação da Policia Federal por ter realizado as prisões.
Toda esta crise política pode culminar em uma crise econômica no Brasil. A coisa esta tão feia que o Deputado Federal, Paulindo da Força do PDT de São Paulo benzeu o Ministro da Fazenda Guido Mantega, com uma espada de São Jorge, uma espécie de planta ornamental que serve também conforme cultura popular para espantar o mal olhado. Do jeito que vai nossa política só podemos nos benzer mesmo. Não vai muito para surgir o “Santo da Corrupção”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário