quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Carga tributária

O Brasil é conhecido como o país dos impostos. O sistema tributário brasileiro (que até rima com  [otário] é composto por 63 tributos, entre federais, estaduais e municipais. Com certeza é um exagero essa quantidade, isto contribui (quebra com a cabeça e desfalca o bolso) e tornam complexas as normas que regulamentam os tributos.
É uma queixa constante entre os brasileiros o peso que a carga tributária exerce sobre a vida das pessoas e empresas. Todo ano o Governo federal anuncia alguma medida que mexe diretamente no bolso do povo. Em épocas de crise financeira, quando a ameaça aos cofres  do governo passa a ser uma realidade os anúncios de  reajustes passa a tomar conta dos noticiários e assombra a cabeça do brasileiro.
Algo interessante é que o governo faz ou induz o pobre a pensar que não paga imposto por motivo de algumas isenções, quando na verdade é o que mais paga.
Outro fato, quem paga é sempre o consumidor, isto por que as empresas apenas repassam ao governo os tributos vindos do consumidor final, aquele que adquiriu um produto ou serviço, apenas há exceção das tributações sobre os lucros das empresas.
E quando falamos na carga tributária que incide sobre os alimentos, em média fica em 27% do valor total cobrado do produto. Em outros países varia de 10% a 17%.
Pegamos como exemplo os Estados Unidos da América, lá  o governo faz a sua parte, subsidia a produção fornecendo sementes, isto acaba barateando os preços. Li em matéria recentemente que o raciocínio dos norte americanos é: ninguém passar fome. Com isso a carga tributaria sobre os alimentos fica em torno de 14%.
Pelo menos aqui no Brasil uma coisa é certa quem paga sempre é povo. Quem sofre é o povo, quem passa fome é o povo. Tudo o pode acontecer de ruim, sempre sobra para o POVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário