sábado, 14 de maio de 2011

O novo que é antigo

Como já era especulado pela mídia nacional a meses agora esta confirmado. O prefeito da cidade de São Paulo, Gilberto Kassab esta buscando apoio para fundar um novo partido político. Kassab eleito pelo DEM se lançou como fundador do PSD e esta levando consigo grande parte da cúpula liberal.
Em Santa Catarina não é diferente, o governador Raimundo Colombo (DEM), eleito com apoio da tríplice aliança, formada pelo PMDB, PSDB e DEM, também esta mudando para o novíssimo PSD e nessa mudança esta levando junto mais de 90% das lideranças do DEM no Estado.
A situação a cada dia que passa fica mais difícil para sustentar a sobrevivência do DEM. Lideranças do partido aqui no Extremo Oeste do Estado já confirmaram que vão apoiar a decisão do governador Colombo.
A dúvida agora é se o PSD vai dar certo e não vai se perder pelo caminho. Para entender melhor a origem deste novo partido precisamos voltar no tempo, para o ano de 1945, na era do Pós-Estado Novo, quando foi criada a sigla chamada UDN e o próprio PSD raízes do atual PSD (2011). Desde a década de 40 até hoje a UDN/PSD mudaram de nome, se fundiram com outros partidos e até originaram novos partidos, tudo numa velocidade impressionante, algumas vezes por conveniência e em outras por questões programáticas e divergências de algumas lideranças.
As mudanças em ordem cronológica começam na segunda parte da década de 60, quando a junção da UDN e do PSD originou a ARENA, no final dos anos 70 teve sua sigla mudada para PDS que nos anos seguintes deu origem ao PL e PFL. Em meados de 2000 o então PDS mudou novamente de nome, o agora PP. Em 2006 o PL trocou seu nome para PR e um pouco depois o PFL alterou sua sigla para DEM. Agora em 2.011 com a mudança de DEM para PSD, deu para entender que este galho partidário esta buscando o seu cerni, retomando a designação de sua fundação na década de 40. Siga no esquema:

Os bons ventos vão e vem, o que se sabe é que o novo partido esta juntando muitos correligionários de outros partidos, os mais afetados neste processo é o DEM, simpatizantes do PSDB e PP também mostram interesse em ingressar na nova sigla. Quem fizer sua escolha é bom ter cuidado para não pisar no lugar errado e sair do caminho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário